7 estratégias comprovadas para aumentar as vendas de planos de saúde na sua corretora

06/06/2024

A saúde no Brasil é uma agenda importante e cada vez mais pessoas têm aderido aos planos privados a fim de garantir condições melhores de atendimento. Dentro desse contexto, os corretores de seguros desempenham um papel fundamental de não apenas saber como vender plano de saúde, mas também oferecer a solução que mais se adapte às necessidades de cada cliente.

Esse atendimento personalizado, e que considera as expectativas do consumidor, seu orçamento, a cobertura desejada, seu histórico de saúde e outros critérios, demonstram o profissionalismo e o comprometimento dos corretores na hora de efetuar uma venda.

Isso é fundamental, já que as corretoras enfrentam desafios constantes para atrair e conquistar clientes em um ambiente cada vez mais exigente e competitivo, já que a oferta de serviços médico-hospitalares aumentou consideravelmente nos últimos anos. 

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), até março de 2024, o setor registrou 51.035.365 de usuários em assistência médica particular e 32.734.438 em planos odontológicos. Em relação aos planos de saúde, essa alta corresponde a 868.746 beneficiários em relação ao mesmo período de 2023.

Isso representa um mercado em ascensão e repleto de oportunidades para os corretores fecharem bons negócios. Para te ajudar a aproveitar esse cenário positivo, e a se destacar no segmento, reunimos sete estratégias comprovadas para impulsionar as vendas de planos de saúde na sua corretora e melhorar seus resultados.

7 dicas infalíveis de como vender plano de saúde e fidelizar clientes

Ao implementar essas estratégias comprovadas, os corretores de seguros estarão preparados para enfrentar os desafios do mercado, aumentar suas vendas de planos de saúde e alcançar novos patamares de sucesso.

1. Especialização e atendimento personalizado

Investir em conhecimento no ramo de seguros de saúde é o primeiro passo para se destacar no mercado e conquistar a confiança das pessoas. 

Ao se tornar um especialista e dominar o assunto, você estará mais preparado para oferecer um atendimento personalizado e de qualidade, orientar seus clientes de forma mais eficaz, encontrar as melhores oportunidades e garantir a satisfação do seu cliente.

Conheça todos os detalhes dos planos que você vai oferecer, como coberturas médicas, benefícios e condições de cada um. Esteja atento às notícias da ANS e às mudanças de cada operadora.

2. Conquiste o público certo com uma segmentação inteligente

Conhecer o público-alvo da sua corretora é essencial para direcionar esforços de venda de forma mais eficiente. Ao segmentar os clientes e identificar grupos específicos que podem se beneficiar dos planos de saúde oferecidos, os corretores podem personalizar suas abordagens de venda e aumentar suas chances de sucesso.

Além disso, essa estratégia também minimiza as chances de oferecer um plano com coberturas que o cliente não precisa, e ajuda a reunir informações sobre o perfil de consumidor da sua corretora.

3. Estabeleça o monitoramento do funil de vendas da sua corretora

Mensurar constantemente o desempenho do funil de vendas é uma prática essencial para identificar pontos de melhoria e oportunidades de otimização. Ao acompanhar de perto o progresso das propostas, os corretores podem ajustar suas estratégias conforme necessário e maximizar suas taxas de conversão conforme cada etapa do funil.

4. Entenda as necessidades e demonstre empatia pelo seu cliente

Compreender as demandas e preocupações dos consumidores é fundamental para construir relacionamentos sólidos e duradouros. Ao demonstrar empatia e oferecer soluções customizadas que atendam às necessidades específicas de cada cliente, os corretores podem conquistar sua confiança e fidelidade a longo prazo.

Isso porque, segundo a McKinsey, 71% dos consumidores esperam interações personalizadas com os vendedores e as empresas. Portanto, escute atentamente o que eles querem e compreenda suas preocupações e desejos.

5. Destaque os benefícios do plano

Ao apresentar as vantagens do plano de saúde de forma clara e objetiva, você ajuda o cliente a entender o valor do produto que está adquirindo. 

Destaque os benefícios exclusivos de cada plano, explique sobre a cobertura que ele contempla, os serviços médicos como internações e cirurgias, a rede hospitalar credenciada, clube de vantagens, etc.

6. Utilize gatilhos mentais de vendas

Os gatilhos mentais são técnicas psicológicas poderosas que podem influenciar o comportamento do cliente e aumentar as chances de conversão. Utilize gatilhos como escassez, autoridade e prova social para criar um senso de urgência e persuadi-lo a tomar uma decisão de compra. 

Alguns exemplos de gatilhos são: condições especiais em determinadas datas ou períodos, avaliações de clientes, falar que um determinado plano foi o mais vendido no mês, entre outros.

Um bom storytelling também pode ser decisivo para envolver e cativar o consumidor.

7. Use a tecnologia como aliada de suas vendas

Se o seu objetivo é vender mais planos de saúde, aproveite as ferramentas e tecnologias disponíveis para otimizar os processos da sua corretora. À medida que você emprega tecnologia nas suas rotinas, você terá tempo para focar no atendimento e fechamento das propostas.

Utilizar um software de gestão especializado pode facilitar o acompanhamento das vendas, automatizar tarefas repetitivas e melhorar a eficiência operacional. Outra funcionalidade importante são os chats de suporte que, segundo pesquisas, 79% das empresas afirmam que contribuem positivamente para as vendas e a receita dos negócios.

De acordo com o estudo Omnicanalidade no Brasil, o importante é integrar todas as soluções de atendimento de forma eficiente, pois 90% dos consumidores acreditam que a integração dos canais de vendas e de automação gera um atendimento melhor.

Como o software de gestão da Flui pode contribuir para as vendas da sua corretora

A plataforma de gestão da Flui foi desenvolvida para atuar em todas as frentes de uma corretora de seguros, inclusive no gerenciamento das vendas. 

Entendemos os desafios enfrentados pelos corretores no dia a dia e, por isso, criamos um sistema que não apenas facilita a gestão eficiente da sua carteira, mas também impulsiona o ganho de produtividade e o aumento do faturamento. 

Nosso sistema possui integração com as principais operadoras e seguradoras, o que pode otimizar a negociação das vendas, aumentar a eficiência operacional e melhorar a experiência do cliente.

Em uma única plataforma, os corretores têm acesso às apólices e propostas, informações dos clientes, movimentações e alterações nas operadoras. Além disso, também é possível implantar novos contratos, analisar os ativos e verificar a data de renovação.

Tudo isso de forma digital, democrática e totalmente segura, conforme os parâmetros da LGPD.

Com a Flui, os corretores podem fazer uma gestão completa do atendimento e da comunicação, melhorando as dinâmicas de vendas de planos de saúde e proporcionando mais tempo para se concentrar no que realmente importa: seus clientes.

Com dedicação, conhecimento e as ferramentas certas ao seu alcance, as vendas de planos de saúde na sua corretora estão destinadas a decolar. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o software de gestão ideal para o seu negócio!

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